segunda-feira, 22 de outubro de 2007

poluição


MEIO AMBIENTE


Estudo alerta para poluição de riosGeógrafa da UnB adverte, em pesquisa, para a necessidade de maior controle ambiental das bacias hidrográficas. Governo admite problema, mas prevê melhorias com criação do Siv-Água
João Rafael Torres Da equipe do Correio

Adauto Cruz
Espuma no Melchior: estação de esgotos deve diminuir poluição-->
Estudo desenvolvido no Departamento de Geografia da Universidade de Brasília (UnB) alerta para a necessidade de controle da poluição nas bacias hidrográficas do Distrito Federal. A pesquisadora Maria Rita Fonseca traçou mapas que apontam as áreas onde a agressão ambiental é mais crítica. Quatro rios e ribeirões que cortam a cidade chegam a oferecer riscos para bacias que alimentam todo o país, afirma a geógrafa. A quantidade de esgotos jogado nos rios e a falta de fiscalização contribuem decisivamente para o desequilíbro ambiental.


A poluição da água é a introdução de materiais químicos, físicos e biológicos que estragam a qualidade da água e afeta o organismo dos seres vivos. Esse processo vai desde simples saquinhos de papel até os mais perigosos poluentes tóxicos, como os pesticidas, metais pesados (mercúrio, cromo, chumbo) e detergentes .
A poluição mais comum é aquela causada pelo lixo que o homem joga nos rios. O crescimento das cidades e de sua população aumentaram os problemas, porque o tratamento de esgotos e de fossas não conseguiu acompanhar o ritmo de crescimento urbano.
Produtos químicos e sujeira dos esgotos são jogados diretamente nos rios ou afetam os lençóis d’água que formam as nascentes. O excesso de sujeira funciona como um escudo para a luz do sol, afetando o leito dos rios e seu ciclo biológico. Ou seja, as plantas e animais que nele vivem passam a sofrer problemas.


Poluição do ar

A poluição do ar é um fenômeno decorrente principalmente da atividade humana em vários aspectos dentre os quais destacamos o crescimento populacional, industrial e os hábitos da população. Apesar de sentida a muito tempo, foi principalmente na 2ª metade do século XX que a poluição do ar assumiu destaque entre a população e junto a comunidade técnico-científica.
Segundo as Nações Unidas, quase metade da humanidade vive nas cidades e, no Brasil os índices de urbanização alcançam os 75%. A concentração das pessoas nos processos produtivos nos centros urbanos tem como principal conseqüência o aumento da poluição a níveis espantosos.

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Violência Infantil


A população do Distrito Federal é a que mais denuncia casos de violência contra crianças e adolescentes em todo o Brasil. É o que mostram os dados da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), vinculada à Presidência da República. De 2003 a agosto de 2007, foi registrada na capital do País uma média de 47 ligações por grupo de 100 mil habitantes pelo Disque 100 – o disque-denúncia nacional para relatar casos de abuso sexual, violência física, psicológica e negligência contra menores. Isso significa cerca de 1.120 ligações no período. O DF lidera o ranking de ligações proporcionalmente à quantidade de habitantes. Fica à frente dos estados do Maranhão (43 denúncias por grupo de 100 mil) e Amazonas (35 denúncias por 100 mil pessoas).A população do Distrito Federal é a que mais denuncia casos de violência contra crianças e adolescentes em todo o Brasil. É o que mostram os dados da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), vinculada à Presidência da República. De 2003 a agosto de 2007, foi registrada na capital do País uma média de 47 ligações por grupo de 100 mil habitantes pelo Disque 100 – o disque-denúncia nacional para relatar casos de abuso sexual, violência física, psicológica e negligência contra menores. Isso significa cerca de 1.120 ligações no período. O DF lidera o ranking de ligações proporcionalmente à quantidade de habitantes. Fica à frente dos estados do Maranhão (43 denúncias por grupo de 100 mil) e Amazonas (35 denúncias por 100 mil pessoas).